Conselho de Administração, Comitês e Diretoria

Home / Governança corporativa / Conselho de Administração, Comitês e Diretoria

silo terminal 39

Conselho da Administração

O Conselho da Administração é responsável por: orientar, aprovar, declarar, propor, nomear e autorizar diretrizes voltadas ao negócio, riscos, contratação e destituição de auditoria externa, dividendos, demonstrações financeiras, garantias e políticas estratégicas.

Os membros do Conselho fornecem o suporte necessário para que as atividades da área de Compliance, Auditoria e Riscos e Controles Internos sejam adequadamente conduzidas, de forma suficiente para mitigar riscos e orientar a tomada de decisão.

Membros do Conselho de Administração:

Marcus Thieme é formado em economia pela Universidade Mackenzie (1995), possui especialização de longo prazo em economia aplicada em mercados financeiros pela FIPE/FEA (1998) e cursou MBA (exceto dissertação/diploma) pela Saint Mary’s University em Halifax, no Canadá (1999-2001). Ao longo de sua carreira, ocupou diversos cargos em áreas relacionadas ao mercado de capitais, no Banco Pactual de 1992 a 1998, no RBC Capital Markets (Toronto, Canadá) de 2001 a 2007; na Vale S.A. de 2007 a 2009; na Tenda Construtora Tenda S.A. de 2009 a 2010 trabalhou no Citibank como vice-presidente de serviços de ADR no Brasil entre 2010 e 2011. Entre 2011 e 2017 exerceu a função de Diretor Executivo Estatutário da Tereos Internacional S.A, responsável pela área de Relações com Investidores, e de 2014-2017 foi membro do Conselho de Administração da Guarani. Entre 2018 e 2019 atuou como Head de relações com investidores na Bunge Açúcar e Bionergia S/A, e em 2020 exerceu a mesma função na ONE Empreendimentos Imobiliários. Desde janeiro de 2021, exerce a função de Diretores Estatutário de Relações com Investidores na Caramuru Alimentos S.A. a partir de janeiro de 2025 e exerce a função de Diretor Presidente da empresa Caramuru Alimentos S.A. Marcus Thieme também tem certificação para atuar como Conselheiro Fiscal emitida pelo IBGC em janeiro de 2020.

Sólida experiência em empresas B2B, com mais de dezessete anos concentrados em Vendas & Marketing, Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Negócios. Gestor experiente, orientado a resultados, que engaja e envolve, capaz de interagir e influenciar diversos grupos. Habilidades financeiras para desenvolvimento de plano de negócios, valuation, cenários e simulações.

Especialidades: Desenvolvimento de negócios, estratégia, planejamento estratégico, vendas e marketing, responsabilidade de P&L, liderança de equipe.

Guilherme é graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense e com Mestrado em Economia e Finanças Empresariais pela FGV/RJ. Possui mais de 20 anos de experiência profissional. Iniciou sua carreira na ExxonMobil, onde permaneceu até a compra de seus ativos pela Cosan em 2008. No Grupo Cosan, liderou importantes posições em finanças na própria Rumo, na Cosan, Comgás e desde o início deste ano atua como Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores na Compass.

Ingressou na Caramuru em março de 1987. Atualmente, como Diretor Internacional de Commodities, é responsável por dirigir toda a comercialização ao exterior da empresa no segmento da soja, milho e seus produtos derivados. Responde, também, como Diretor Líder das operações da unidade de Sorriso-MT para a comercialização do SPC – Proteína Concentrada de Soja, Biodiesel, Lecitina entre outros, tendo como papel preponderante promover o envolvimento de todas as áreas afins – Originação, armazenagem, transporte, finanças e comercial – de modo a assegurar a integração de toda a cadeia da soja desta unidade localizada no Norte do Mato Grosso. Na Gestão de Qualidade Total, é o responsável pela política e gestão do Programa Non Gmo Hard IP – o programa de rastreabilidade total da cadeia produtiva da soja, para garantir a identidade preservada dos produtos (farelos, SPC, lecitina) livres de contaminação por transgênicos. E, atua na cooperação e participação da Política de Comercialização do Biodiesel da empresa. Formado em Comércio Exterior pela União Educacional de Brasília – UNEB e, com pós-graduação em Gestão Empresarial & Marketing pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia, Fundação de Apoio à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FUNDACE-FEARP-USP).

Comitê de Auditoria

Com membros indicados pelos acionistas, possuem a responsabilidade de acompanhar, direcionar e monitorar a execução do plano de trabalho da Auditoria Interna, analisando a necessidade de mudanças no seu escopo e/ou no seu planejamento e os relatórios dos trabalhos da Auditoria, dando conhecimento de suas conclusões ao Conselho de Administração.

Membros do Comitê de Auditoria

Formado em Ciências Contábeis pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara – Ulbra (Itumbiara, Goiás), pós-graduado em Controladoria, Auditoria e Finanças pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara – Ulbra (Itumbiara, Goiás). Ingressou na Caramuru Alimentos em 2008 como estagiário no setor de Auditoria Interna, após 06 meses passou a exercer a função de Auditor Jr.  e no decorrer dos anos assumiu as respectivas funções Auditor Pleno e Sênior. Em 2022 assumiu a função de Supervisor de Auditoria Interna da Companhia, tendo como atividades proporcionar melhorias nos controles internos, gerenciamento de risco e governança corporativa, além da construção de um conjunto de procedimentos técnicos com o objetivo de examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da empresa, responsável para coordenar os inventários da empresa, também é responsável pelos reports das áreas de Auditoria interna, Compliance e Gestão de Riscos e Controles Internos junto ao Comitê de Auditoria Estatutário da Caramuru e por fim tendo a atribuição de gestão administrativa do departamento de Auditoria Interna.

Sílvia Nascimento é formada em Ciências Contábeis pela Escola Superior De Ciências Contábeis e Administrativa (Ituiutaba, Minas Gerais), Pós Graduada em Análise e Auditoria Contábil pela Universidade Estadual de Anápolis Goiás, Mestre em Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa de Portugal, convalidado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Possui conhecimento em Governança Corporativa, Legislação Tributária Estadual e Federal, Normas Contábeis e de Gestão de Risco. Foi Supervisora Contábil e Fiscal na Sementes Selecta em Goiatuba-GO, onde respondia pelas áreas Contábil, Fiscal e Departamento Pessoal. Ingressou na Caramuru em 2001 como Perito Contábil, posteriormente assumiu funções de Supervisora Contábil, Coordenadora Contábil, Coordenadora de Tributos Federais, Gerente de Auditoria Interna / Compliance / Gestão de Riscos e Controles Interno do Grupo Empresarial Caramuru, posicionando-se, em nível de Brasil, entre as melhores empresas da área de “Alimentos”.

Rafaela é formada em Ciências Contábeis pela Pontíficia Universidade Católica de Campinas (PUC CAMPINAS). Com experiência de mais de 7 anos em auditoria externa na PwC, depois atuou nas áreas de Controles Internos e Tesouraria da Raízen e em 2021 assumiu a área de Controles Internos e Auditoria na InterCement Brasil, retornando ao grupo Cosan em 2023, como responsável por Controles Internos na Rumo.

Diretoria

A Diretoria Executiva reforça o tom a ser seguido, ressaltando o compromisso individual e coletivo com a integridade, garantindo no âmbito de seus respectivos processos operacionais e financeiros, a total conformidade com normas internas, leis e dispositivos regulatórios aos quais a Companhia está sujeita e aplica as medidas disciplinares aos casos de violações aos padrões de integridade, conforme estabelecido pelo Conselho da Admininstração e Comitê de Auditoria.

Membros da Diretoria

Ingressou na Caramuru em 2004. Formado em Administração de Empresas desde 1995 pelo ILES/ULBRA, com Pós-graduação em Controladoria e Finanças. Profissional com 21 anos de experiência na área de Logística, atuando em gestão de operações, coordenação de processos e implementação de projetos no setor de commodities. Expertise em logística multimodal, gestão de riscos e desenvolvimento de soluções estratégicas para o agronegócio. Cursou MBA em Gestão da Logística pelo SENAI/FATESG em 2022.

Sólida experiência em empresas B2B, com mais de dezessete anos concentrados em Vendas & Marketing, Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Negócios. Gestor experiente, orientado a resultados, que engaja e envolve, capaz de interagir e influenciar diversos grupos. Habilidades financeiras para desenvolvimento de plano de negócios, valuation, cenários e simulações.

Especialidades: Desenvolvimento de negócios, estratégia, planejamento estratégico, vendas e marketing, responsabilidade de P&L, liderança de equipe.